terça-feira, 24 de junho de 2025

Um Mundo mais complexo e imprevisível


Gráficos e observações Google/Gemini.

De 1945 a 1989, durante a Guerra Fria, os Estados Unidos e a União Soviética possuíam dezenas de milhares de ogivas nucleares. Havia uma preocupação constante com a possibilidade de um conflito nuclear em larga escala entre as duas superpotências, que poderia levar a um "inverno nuclear" e à aniquilação da Humanidade, pelo que o equilíbrio do terror assegurou a paz.

Em 1989, cinco países eram amplamente reconhecidos como potências nucleares (EUA, URSS, Reino Unido, França, China). Atualmente, esse número subiu para nove, com a inclusão de Índia, Paquistão, Israel e Coreia do Norte. A proliferação nuclear para mais países e em regiões com tensões latentes introduz novos e significativos perigos. O mundo não está necessariamente "mais perigoso" no sentido de uma ameaça iminente de aniquilação global, mas está, sim, mais complexo e imprevisível em termos de riscos nucleares localizados e da possibilidade de escalada de conflitos.

Sem comentários:

Do Windows 3.11 à Era da Inteligência Artificial: Uma Retrospectiva e um Olhar para 2026 (Para quem sabe o que é um IRQ)

Quem diria que chegaríamos a 2026? Lembro-me como se fosse ontem de, lá por 1995, tentar convencer o meu Windows 3.11 a cooperar com o mundo...