sábado, 8 de março de 2025

O excesso da “demanda” como causa da inflação

Na unidade 4 do 10º ano, Comércio e moeda, explica-se entre outros aspectos, que o excesso da procura é uma das causas da inflação:
  • “Por exemplo, suponhamos que na loja só resta um CD e que tu e todos os teus amigos o querem comprar. O vendedor irá provavelmente aumentar o preço do CD porque sabe que a procura é muita e que pode conseguir mais dinheiro por ele.” (Brochura do BCE)
Muitos professores desatinavam com a prática dos estudantes que consistia em confrontarem as suas informações com o Google, aspecto que nunca me perturbou, mas agora há um verdadeiro elefante dentro da sala, que não pode ser ignorado: os chatbots de IA. Como têm resposta para todas as perguntas, oferecem informações e entretenimento de forma mais rápida e atraente que qualquer professor, levando a que os alunos sintam cada aula como uma “seca” e deixem os professores a falar para as paredes.

Imaginem que explicaram o excesso da procura como causa da inflação, como têm explicado sempre, como vem em todas as obras de referência e em todos os manuais. Só que desta vez, no teste, todos os alunos da turma explicaram o excesso da “demanda”... e após confrontarem a turma com estas respostas ainda algum palerma observou:

- Mas professor, procura ou demanda não são a mesma coisa?

Sem comentários:

Discurso completo de Mark Carney sobre as potências médias num mundo em rápida mudança

Nos últimos dias, tem sido impossível navegar pelas redes sociais ou abrir um portal de notícias sem encontrar ecos de uma única interven...