terça-feira, 26 de janeiro de 2010

50 anos de Estatísticas da Educação

O INE e o ME publicaram três volumes com estatísticas da educação, disponibilizando igualmente os dados em ficheiros do Excel.

Destaco aqui a parte mais recente da "Serpentina da Educação" que é apresentada no Volume I.



Uma promessa de Abril, a igualdade de oportunidades no acesso à educação apenas é efectivo para as crianças do 1º Ciclo, desde 1980/81. Nos outros níveis de ensino, designadamente no Secundário, ainda está longe de ficar cumprida a promessa a avaliar pela relação percentual entre o número de alunos matriculados num determinado ciclo de estudos, em idade normal de frequência desse ciclo, e a população residente do mesmo nível etário (Taxa Real de Escolarização).



Destaque-se que para a subida da Taxa Real de Escolarização do ensino Secundário terá sido importante a diversificação da sua oferta, com a criação dos cursos técnico-profissionais em 1983, das escolas profissionais em 1989 e dos cursos tecnológicos em 1993. O efeito dos CEF e das Novas Oportunidades não afecta a coluna do Secundário na tabela acima porque os seus alunos pertencem a um nível etário diferente.

Sem comentários:

Retrato com 60+ anos