sábado, 20 de dezembro de 2008

Manual de Ferramentas da Web 2.0


Toda a gente atribui aos utilizadores de hoje um papel mais activo na construção da rede, contrapondo-se a interacção entre os utilizadores da Web 2.0 à sua passividade perante o repositório da Web 1.0. A verdade porém é que a partir daqui não há consensos, e o número 2 permite avançar sem necessidade de problematizar o conceito, até porque certamente seria uma discussão inglória, visto que a Web 2.0 é uma realidade dinâmica em construção, a Internet a evoluir pela sua webização.

Neste contexto, merece ser destacado o Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores       Backup

Para abrir o apetite tomei a liberdade de copiar a Tabela 1 da obra, que recorre a sites conhecidos para distinguir a Web 2.0 da Web 1.0.



Já agora, os parágrafos seguintes.

  • A Web passa a ser encarada como uma plataforma, na qual tudo está facilmente
    acessível e em que publicar online deixa de exigir a criação de páginas Web
    e de saber alojá-las num servidor. A facilidade em publicar conteúdos e em
    comentar os “posts” fez com que as redes sociais se desenvolvessem online.
    Postar e comentar passaram a ser duas realidades complementares, que muito
    têm contribuído para desenvolver o espírito crítico e para aumentar o nível de
    interacção social online. O Hi5, o MySpace, o Linkedin, o Facebook, o Ning,
    entre outros, facilitam e, de certo modo, estimulam o processo de interacção
    social e de aprendizagem.

    Escrever online é estimulante para os professores e para os alunos. Além disso,
    muitos dos alunos passam a ser muito mais empenhados e responsáveis pelas
    suas publicações (Richardson, 2006). Neste momento, os agentes educativos
    podem, com toda a facilidade, escrever online no blogue, gravar um assunto no
    podcast ou disponibilizar um filme no YouTube. O ambiente de trabalho deixa
    de estar no computador pessoal do professor e passa a estar online, sempre
    acessível, a partir de qualquer lugar do planeta com acesso à Internet. Nunca
    mais o professor corre o risco de se esquecer de trazer alguma coisa para a aula,

    porque a um clique pode aceder aos seus favoritos no Delicious, aos seus textos,
    gráficos ou apresentações no Google Docs, às suas imagens no Flickr ou no
    Picasa, aos seus vídeos no YouTube.




Outras ferramentas

Sem comentários:

Retrato com 60+ anos