Toda a gente atribui aos utilizadores de hoje um papel mais activo na construção da rede, contrapondo-se a interacção entre os utilizadores da Web 2.0 à sua passividade perante o repositório da Web 1.0. A verdade porém é que a partir daqui não há consensos, e o número 2 permite avançar sem necessidade de problematizar o conceito, até porque certamente seria uma discussão inglória, visto que a Web 2.0 é uma realidade dinâmica em construção, a Internet a evoluir pela sua webização.
Neste contexto, merece ser destacado o Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores Backup
Para abrir o apetite tomei a liberdade de copiar a Tabela 1 da obra, que recorre a sites conhecidos para distinguir a Web 2.0 da Web 1.0.
Já agora, os parágrafos seguintes.
- A Web passa a ser encarada como uma plataforma, na qual tudo está facilmente
acessível e em que publicar online deixa de exigir a criação de páginas Web
e de saber alojá-las num servidor. A facilidade em publicar conteúdos e em
comentar os “posts” fez com que as redes sociais se desenvolvessem online.
Postar e comentar passaram a ser duas realidades complementares, que muito
têm contribuído para desenvolver o espírito crítico e para aumentar o nível de
interacção social online. O Hi5, o MySpace, o Linkedin, o Facebook, o Ning,
entre outros, facilitam e, de certo modo, estimulam o processo de interacção
social e de aprendizagem.
Escrever online é estimulante para os professores e para os alunos. Além disso,
muitos dos alunos passam a ser muito mais empenhados e responsáveis pelas
suas publicações (Richardson, 2006). Neste momento, os agentes educativos
podem, com toda a facilidade, escrever online no blogue, gravar um assunto no
podcast ou disponibilizar um filme no YouTube. O ambiente de trabalho deixa
de estar no computador pessoal do professor e passa a estar online, sempre
acessível, a partir de qualquer lugar do planeta com acesso à Internet. Nunca
mais o professor corre o risco de se esquecer de trazer alguma coisa para a aula,
porque a um clique pode aceder aos seus favoritos no Delicious, aos seus textos,
gráficos ou apresentações no Google Docs, às suas imagens no Flickr ou no
Picasa, aos seus vídeos no YouTube.
Outras ferramentas
Sem comentários:
Enviar um comentário