quinta-feira, 14 de abril de 2011

Crescimento do PIB, 1900-2010

O gráfico abaixo ilustra o crescimento do PIB português, década a década, de 1900 a 2010, extraído de um vídeo apresentado por Madina Carreirra.


Porque é que Portugal não cresceu com a entrada de fundos estruturais nos anos 80 e 90, nem com o endividamento dos anos 2000?

"Ficar com o dinheiro alheio é não ser parvo", disse citando António Barreto. Enumerou muitos casos referidos na comunicação social - Freeport, Casa da Música, Portocale,... - para mostrar que em Portugal as obras nunca se fazem com os orçamentos previstos, os agentes políticos e os empresários não são responsabilizados pelas suas acções, e só por isso é que nenhum é preso.

Se o FMI tivesse tempo para investigar o esbanjamento de recursos ajudaria efectivamente o país. Como apenas têm pressa em recuperar os seus recursos irão cortar nas grandes rubricas (massa salarial e despesas sociais) contribuindo para uma maior desigualdade e imoralidade na repartição do rendimento.

Sem comentários:

Ilusões da juventude

Quando era estudante de Economia, acreditávamos que a compreensão se traduziria numa política melhor. Pensávamos que as pessoas com poder ir...