quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Numa economia eficiente os mercados funcionam!


Numa economia eficiente os mercados funcionam! A falência das empresas ineficientes permite que se inicie o processo de "destruição criadora" que entrou na história da Economia pela descrição de Joseph Schumpeter. Sucintamente, será a oportunidade de os recursos se deslocarem para sectores de actividade onde serão mais produtivos, levando a economia para um ponto de maior eficiência.


Por cá o Governo pretende substituir-se aos mercados em todas as áreas. Na banca compreende-se que se evite o efeito psicológico que provocaria a falência de um banco. Agora, começando a pagar os salários da indústria automóvel, onde vamos parar?

  • Plano de apoio. O Governo assegura 80% dos salários dos trabalhadores do sector durante as paragens de produção para evitar despedimentos. Trata-se de uma medida inserida no Plano de Apoio ao Sector Automóvel, apresentado ontem pelo primeiro-ministro, e que custará 900 milhões de euros.
    Diário de Notícias, 04/DEZ/2008


Será preciso o país ir à falência?

Até a Suécia entrou em recessão, mas por lá ninguém inventou truques destes.

Sem comentários:

Do Windows 3.11 à Era da Inteligência Artificial: Uma Retrospectiva e um Olhar para 2026 (Para quem sabe o que é um IRQ)

Quem diria que chegaríamos a 2026? Lembro-me como se fosse ontem de, lá por 1995, tentar convencer o meu Windows 3.11 a cooperar com o mundo...