- Sócrates reafirmou que não está disposto “a esperar mais 30 anos” até que seja aplicado um modelo de avaliação dos professores e garantiu que esta questão não deve ser vista como um problema meramente sectorial, mas como um assunto que deve envolver todo o Governo.
PÚBLICO, 29/NOV/2008
O que tem muito mais de 30 anos é a lógica do trabalho não remunerado. Passo a explicar. Como a maior parte do corpo docente são professoras, na perspectiva machista dos "educadores" estas nunca deveriam ganhar mais que os respectivos maridos para não lhes disputar o poder. Os professores sempre ganharam mal, mas até à entrada em vigor do novo ECD sentiam-se compensados pelo tempo livre, que foi convertido em trabalho gratuito, que se encontra agora no centro da contestação.
- Motivos para a aderir às Greves. Não fazer greve significa concordar com:
a) Coordenação de Departamento não remunerada;
b) Aulas de apoio não remuneradas;
c) Aulas de substituição não remuneradas;
d) Direcção de Instalações não remunerada;
e) Desenvolver actividades extracurriculares não remuneradas;
f) Visitas de estudo não remuneradas;
g) Reuniões fora de horas não remuneradas;
h) Reuniões à noite, fora de horas;
i) Ficar fechado na Escola horas sem fim, sem condições de trabalho, em vez de estar em casa a preparar as aulas;
j) Estar na Escola à espera que um colega falte, como se os colegas cumpridores fossem os responsáveis pelos colegas faltistas (apontem uma outra profissão onde se passe o mesmo).
k) Que a Sra. Ministra obrigue a trabalhar mais horas e o agradecimento passe apenas por um obrigado cínico no Parlamento;
l) Que um colega de outra disciplina assista às nossas aulas;
m) Que as notas dos alunos que não querem estudar te impeçam de progredir na carreira;
n) Com o congelamento dos vencimentos e progressão na carreira;
o) Que a maternidade, morte de um familiar próximo te impeça de progredir na carreira;
p) Com o Estatuto do Aluno;
q) Com a diminuição da autoridade dos PROFESSORES;
r) Com os insultos e agressões por parte de alguns alunos e respectivos Encarregados de Educação;
s) Com a destruição da Escola Pública;
t) Com a divisão da carreira em duas: titular e não titular colocando Professores contra Professores;
u) Com as cotas na progressão;
v) Com os critérios que levaram à escolha dos professores titulares;
w) Com o péssimo ambiente de trabalho que se está a instalar nas Escolas;
x) Com o fim dos destacamentos;
y) Com os concursos por três anos;
z) Com o trabalho excessivo.
aa) Com a permanência na Escola de 40 horas;
bb) Que os Professores se substituam aos Pais e que os Pais só sirvam para procriar;
cc) Que Professores tenham 10 Turmas, mais de 250 alunos e 1500 testes para corrigir por ano, para não falar dos trabalhos;
dd) Que políticos aldrabões continuem a enriquecer com o trabalho alheio;
ee) -------------------------------------------------------
in DIA 3 - MENSAGEM QUE CIRCULA
1 comentário:
Vou somente centrar-me na alínea m). Bom, a responsabilidade de um professor não termina com a preparação das aulas e o debitar da matéria. Pelo contrário, o professor tem a obrigação e o dever de motivar, interessar e levar os alunos a estudar e aprender as matérias.
Ser-se professor é levar os outros a aprender e a gostar de aprender. E não há arte mais recompensadora do que esta.
Pelo que quando diz que há alunos que não querem estudar, está simplesmente a desresponsabilizar-se da sua profissão, ou a admitir que não tem capacidades para os levar a estudar. Qualquer dos casos é negativo.
Mas o direito à greve é um direito inegável a qualquer trabalhador.
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