terça-feira, 8 de julho de 2008

Como a elasticidade da procura é rígida, a GALP repercute sobre os consumidores os aumentos de preço do Brent e encaixa a redução do IVA


A taxa normal do IVA desceu um ponto percentual. O preço pago pelos consumidores manteve-se. O Estado arrecadou menos impostos. A administração da Galp vai dizer-nos mais uma vez que se encontra exposta às regras da concorrência…


















Se o IVA tivesse subido, os preços subiriam automaticamente, mas quando deveriam descer, não descem. Porquê? Uma vez que neste mercado a procura é relativamente rígida, a GALP repercute sobre os consumidores todos os impactos negativos (aumento do preço do Brent no mercado internacional) e também consegue tirar partido de medidas que, em princípio, seriam agradáveis para o bolso dos consumidores.

Os preços resultam de uma relação de poderes
entre produtores e consumidores. O "Estado regulador" pode ser ultrapassado pelo mercado...

NOTA 1
A procura diz-se rígida porque, em resposta a um aumento dos preços, por falta de alternativas, haverá uma redução proporcionalmente muito menor no volume da procura.
A oferta da GALP é elástica, porque em resposta a uma variação dos preços, pode alterar mais do que proporcionalmente o volume da oferta, de forma a tirar o melhor partido da nova situação.


NOTA 2
Clicando sobre a imagem poderá ver o célebre vídeo da “menina do gás”.

Sem comentários:

Discurso completo de Mark Carney sobre as potências médias num mundo em rápida mudança

Nos últimos dias, tem sido impossível navegar pelas redes sociais ou abrir um portal de notícias sem encontrar ecos de uma única interven...