quinta-feira, 18 de março de 2010

Nativos Digitais vs Imigrantes Digitais

Em que medida os problemas das escolas resultam do choque de culturas entre os nativos digitais e os imigrantes digitais?

Estes termos são de Marc Prensky. Refere por nativos digitais aqueles que nasceram após 1980, imersos em televisão, jogos, Internet, telemóveis, e que em razão dessa vivência consideram a tecnologia como a sua estratégia natural de desenvolvimento.

Aqueles que nasceram na Galáxia Guttenberg, no mundo do papel, estão a adaptar-se às tecnologias - lamento, mas já não são "novas" - por mera estratégia de sobrevivência profissional. São os imigrantes digitais.

O blogue do nativo são as redes sociais, onde retrata as suas emoções num diário partilhado com os amigos. O imigrante transformou o blogue numa ferramenta intelectual.

Para os nativos a Web é uma nova plataforma de encontro entre a oferta e procura no mercado de emprego, no mercado de bens e serviços, nos encontros de amigos ou de relações amorosas. Os imigrantes desperdiçam muitas oportunidades na Web.

Os nativos gostam de partilhar, trocar, obter, expressar a sua personalidade... criar... encontrar-se.... coleccionar... Os imigrantes vivem como ilhas isoladas.

Os nativos utilizam sistemas de avaliação da informação que lhes permitem seleccionar mais rapidamente a informação relevante. Os imigrantes queixam-se do volume excessivo de "informação".

As Webcams são utilizadas pelos nativos para partilhar... enquanto os imigrantes as utilizam para monitorar.

Como em todos os imigrantes, também nestes podemos observar uma pronúncia mais acentuada ao seu Planeta. Alguns exemplos anedóticos do ponto de vista dos nativos consistem:
- na impressão de e-mails, antes de responder;
- na impressão de textos antes de os editar ou simplesmente para os ler;
- na memorização de telemóveis;
- na memorização de endereços de e-mail ou da web;
- nas listas em papel com endereços da web, de e-mail ou de telemóveis.












Fonte: http://www.scribd.com/doc/9196803/Estudantes-Nativos-Digitais-Tabela

Trabalho de MDS


Bibliografia

Digital Natives, Digital Immigrants

The Emerging Online Life of the Digital Native

Sem comentários:

Retrato com 60+ anos