quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Como seria o e-mail se fosse inventado agora?


Depois de recordar que o mail já é uma ferramenta antiga – foi arma estratégica durante a Guerra Fria! – o Google pergunta-se se com a tecnologia hoje existente não seria possível inventar uma melhor, e aposta em vencer esse desafio com o GWave. Estas Waves (ondas) são uma espécie de mails enviados para múltiplos utilizadores, a que cada qual pode ir acrescentando informação – mais texto, novas imagens, mapas, vídeos, links, etc. – transformando o próprio mail em objecto de trabalho colaborativo, em vez de ser utilizado simplesmente para combinar o trabalho a fazer.

Já experimentei tanto software de comunicação, que neste momento conheço certamente mais ferramentas que pessoas! Nenhuma ferramenta chega a ter verdadeira utilidade se não se generalizar entre os utilizadores não técnicos também. Desse ponto de vista o GWave parece-me ser a aplicação de comunicação com mais possibilidades de se tornar padrão, porque após a primeira experiência é mais difícil apontar algo que seja impossível de fazer no GWave do que enumerar a sua extensa lista de características.

Imagine-se a planificação de uma unidade didáctica sobre Economia Portuguesa no GWave. O Professor A envia o programa iniciando uma Wave que envia para os colegas B, C, D, E e F. Só representei seis, mas a Wave pode ser dirigida a muitos mais…. O B adiciona a planificação da unidade que adoptou o ano anterior… O C diz que está interessante mas sugere umas alterações e adiciona uns links para uns sites. O D elogia o trabalho mas acrescenta uns vídeos excelentes. O E volta a elogiar mas sugere umas sínteses e uns esquemas que disponibilizou no Google Docs. O F sugere um teste somativo da unidade que acrescenta à Wave em formato PDF.
Moral da história: O trabalho foi feito na Wave e não foram necessárias reuniões.
Estou ansioso por experimentar isto ;)







O estado do GWave em Fevereiro de 2010

Google Wave. Grande potencial, pouca adesão

1 comentário:

Janet Bianchini disse...

Hi Jose

Thanks so much for this very informative post on the new Google Wave, which seems to be sweeping the world at the moment.

See you on M4T-2 soon!

Janet

Retrato com 60+ anos