sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Que lógica tem um professor atribuir classificações superiores às que pode obter?


Milu tem defendido a transposição do modelo chileno fazendo sempre o discurso de premiar o mérito. No próximo dia 19 terá certamente a maior Greve de Professores de sempre, que baterá mesmo a recentemente realizada, a 14 de Dezembro. Como entender o crescendo das críticas quando aparentemente a Ministra já simplificou todo o processo?

Para os Presidentes dos Conselhos Executivos, tudo ficou mais complicado, porque a simplificação anunciada traduziu-se na responsabilização dos PCE’s pela implementação do processo. Sentiram na pele a injustiça que é irem mudando as regras enquanto é suposto que o jogo está a ser jogado, e facilmente se entende que tenham solicitado à Ministra a suspensão deste modelo de avaliação, em representação da esmagadora maioria dos seus colegas.

Entre as medidas simplificadoras da avaliação de professores, uma tem passado despercebida, mas não é menos importante que as restantes. Refiro-me à dispensa da avaliação dos professores avaliadores, com uma consequência a saber: ficarão todos com BOM. Ironias do destino, pede a Ministra que estes professores apenas BONS tenham como tarefa, exactamente a avaliação de colegas que serão seus correntes, e lhes darão o trabalho de observação das suas aulas, apenas porque desejarão ser classificados como MUITO BONS ou EXCELENTES. Que lógica tem um professor atribuir classificações superiores às que pode obter?

  • Olha coleguinha, a tua aula foi MUITO BOA, mas faltou-te “um bocadinho assim” para chegares ao meu nível... e como eu só vou ter BOM, desculpa lá mas não podes ter melhor!


Esta estupidez adicional é apenas mais um forte motivo para justificar a luta dos professores, que desta vez estão em massa na Internet. Prova disso é que o Educação do meu Umbigo está muito próximo do Há Vida em Markl, observando as médias das visitas diárias.



Adquiriam a consciência de que o seu poder está na rede.

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Retrato com 60+ anos