sábado, 10 de janeiro de 2009

Os PCEs irão apresentar a sua demissão hoje?


  • Podem os PCEs apresentar a demissão? Podem e devem, mas não vão. Porquê? Porque a maioria dos PCEs vão concorrer a directores e não querem incluir no "portefólio" e "curriculum vitae" um pedido de demissão. Porque a maioria dos PCEs não quer deixar as funções de gestão. Estão nos cargos por vocação ou/e interesse e têm legitimidade para querer continuar.
    Ramiro Marques


Nas actuais circunstâncias, a apresentação do pedido de demissão seria a medida que tornaria os PCE's mais populares junto dos seus colegas, e que os deixaria mais tranquilos com a sua consciência. Eu apostaria que vão demitir-se mesmo, colocando a verticalidade dos princípios acima do reles carreirismo. Se todos seguirem o mesmo caminho, o Ministério não pode utilizar as sanções previstas contra todos! A união faz a força!

Acredito quer não tenham ido a Santarém só para almoçar e para se socializarem. Têm uma oportunidade soberana de colocar um ponto final ao caos nas escolas, neste modelo de avaliação, nesta Ministra... e inscreverem o nome na história.



Update 1
Não se demitiram, mas a ameaça mantém-se porque aprovaram um manifesto, a entregar "pessoalmente" à ministra da Educação, contendo a sua posição sobre o modelo de avaliação dos professores. Esta posição mais ponderada até terá sido mais inteligente, porque passaram a bola para a Ministra, que posteriormente poderão responsabilizar de nem ter ouvido os PCE's. Além disso, “facilmente” o Governo os “substituiria por dirigentes não eleitos e menos capazes de apoiar os professores na luta contra este modelo de avaliação”. Bem visto.

Update 2
Documento aprovado em Santarém por 139 presidentes de Conselhos Executivos

Sem comentários:

Retrato com 60+ anos