quinta-feira, 3 de julho de 2008

Sémen actua como um anti-depressivo


O sémen faz você feliz. Esta é a notável conclusão de um estudo comparando as mulheres cujos parceiros usam preservativos com aquelas cujos parceiros não usam.

O estudo, que está limitado pela controvérsia provocada, mostrou que as mulheres que foram expostas directamente ao sémen estavam menos deprimidas. Os pesquisadores acreditam que isto acontece por causa da alteração do humor, resultante da absorção de hormonas no esperma através da vagina. Dizem que têm de excluir outras explicações.

"Quero deixar claro que não estamos a defender que as pessoas se abstenham de usar preservativos", diz Gordon Gallup, o psicólogo na Universidade Estatal de Nova York que conduziu a equipa. "É evidente que uma gravidez indesejada ou uma doença sexualmente transmissível seria mais desvantajosa do que compensar eventuais efeitos psicológicos de sémen".

Tentativas de suicídio

Sua amostra dividia 293 alunas (femininas) em grupos, dependendo da forma os seus parceiros usavam preservativos, e avaliou a sua felicidade utilizando o Beck Depression Inventory, um questionário padrão para a avaliação humor. Pessoas que obtenham mais de 17 pontos são consideradas moderadamente deprimidas.

Os investigadores descobriram que as mulheres cujos parceiros nunca usaram preservativo atingiram 8 pontos em média, aquelas que por vezes os tinham utilizado atingiram 10,5 pontos, aquelas que os utilizaram habitualmente atingiram 15 pontos e aquelas que sempre os utilizaram atingiram 11,3 pontos. As mulheres que não estavam fazendo sexo atingiram 13,5 pontos.

E mais, quanto mais longo for o intervalo desde a última vez em que tiveram relações sexuais, mais deprimidas as mulheres que nunca ou às vezes usaram preservativos. Mas o tempo decorrido desde a última relação sexual não fez qualquer diferença para o humor das mulheres que habitualmente ou sempre utilizam os preservativos.

Os investigadores também descobriram que os sintomas depressivos e as tentativas de suicídio foram mais frequentes entre as mulheres que usaram preservativo regularmente, em comparação com aquelas que não o fizeram. Os resultados irão aparecer na revista Archives of Sexual Behavior

Gallup disse à New Scientist que sua equipa já tem dados não publicados a partir de um grupo maior de 700 mulheres que confirma estas conclusões.

(...)

A questão que muitas pessoas vão perguntar é se o sexo oral poderia ter o mesmo efeito sobre o humor. "Desde os esteróides no controlo da natalidade, as pílulas sobrevivem ao processo de digestão. Presumo que o mesmo é válido pelo menos para algumas substâncias químicas no sémen", diz Gallup.

(...)



Tradução parcial do artigo Semen acts as an anti-depressant, in Revista New Scientist.

Sem comentários:

Ilusões da juventude

Quando era estudante de Economia, acreditávamos que a compreensão se traduziria numa política melhor. Pensávamos que as pessoas com poder ir...