terça-feira, 18 de junho de 2013

Concorda com a greve dos professores em dia de exames?

Pode dizer-se que a questão está formulada tendenciosamente, porque a referência imediata ao dia de exames terá levado mais algumas pessoas a dizer que não concordavam com a greve. Mesmo assim, dois em cada três espectadores mostraram-se a favor da greve.

Muitos comentadores de tudo é que foram menos inteligentes, como este, que:

- argumentou que o direito à greve dos professores representa um abuso, porque o direito ao ensino dos estudantes se encontra igualmente defendido na Constituição;

- acusou os professores de terem a intenção de prejudicar os alunos ao marcar a greve para um dia de exames;

- acusou os professores de estarem a matar o ensino público com a incerteza do dia de exame.

Se esta greve constitui um abuso dos professores porque suspende temporariamente um direito dos alunos, então gostaria que Miguel Sousa Tavares explicasse qual é a greve que não prejudica ninguém.

É evidente que a greve foi marcada para um dia de exames para ter maior impacto. Desta vez não teve oportunidade de observar que era à sexta-feira para começarem o fim-de-semana mais cedo.

Quanto à acusação de os professores estarem a matar a escola pública, gostaria de observar que faz parte da agenda ideológica liberal deste Governo matar todos os sectores de actividade que se encontrem na esfera do Estado, para os entregar a interesses privados. Tem sido assim em todos os sectores, mesmo naqueles que constituem monopólios naturais. O próximo sector serão os CORREIOS. Na educação, o Governo já propôs os co-pagamentos, decretou a perda do vínculo à função pública, e insistirá na convergência com o sector privado até fazer desaparecer o sector público.

Quando todo o ensino for privado, ficarão todos os alunos em igualdade de circunstâncias desde que disponham de recursos, cada vez mais inequitativamente distribuídos, por esta política que está a assassinar a classe média (Nicolau Santos)

Sem comentários:

Retrato com 60+ anos