quinta-feira, 21 de junho de 2012

Euro 2012: O Triunfo dos PIGS?

Portugal, Itália, Grécia e Espanha fazem parte de um conjunto de apenas 7 países que foram finalistas dos últimos campeonatos da Europa e do Mundo de futebol, tendo ganho as 4 competições (Espanha em 2008 e 2010, Itália em 2006 e Grécia em 2004, tendo Portugal sido finalista vencido também em 2004). No Euro 2012, as 4 seleções do Sul da Europa qualificaram-se já para os quartos-de-final, aumentando assim a probabilidade de repetirem a façanha.

Infelizmente, estes 4 países encontram-se também entre os mais fragilizados com a crise da dívida soberana na Zona Euro, sendo frequentemente citados de forma depreciativa e até ofensiva como “PIGS” (o acrónimo formado pelos seus nomes em inglês, mas também uma palavra que significa “porcos”). Semana após semana, parecem não ter fim as notícias negativas sobre este “clube do infortúnio”. Neste momento, as preocupações centram-se sobre a escalada dos juros em Espanha (que superam já o insustentável nível de 7% a 10 anos) e sobre a formação de um Governo de coligação na Grécia.

Por ironia do destino, os quartos-de-final do Euro 2012 colocarão em confronto directo países que têm desempenhado um papel fundamental na atual crise, com o "lixo" em maioria:
  • os periféricos da Zona Euro “mal comportados”: Portugal, Itália, Grécia e Espanha. O "lixo" na terminologia das agências de rating
  • os core da Zona Euro: Alemanha e França, principais garantes dos mecanismos de apoio financeiro
  • os outsiders da União Europeia: Reino Unido (representado pela equipa inglesa) e República Checa, os únicos que se recusaram a assinar o tratado intergovernamental de reforço da disciplina das finanças públicas dos Estados-membros

Extracto da Newsletter ActivoBank

Sem comentários:

Retrato com 60+ anos