sexta-feira, 17 de setembro de 2010

25 anos de MultiBanco

A Revolução MultiBanco está em curso. Em Setembro de 1985 entraram em funcionamento as primeiras máquinas MultiBanco (ATM's). Depressa entraram nas nossas rotinas os levantamentos, à medida que se foram multiplicando os ATM’s, inicialmente apenas disponíveis em Lisboa e na Amadora. Dois anos mais tarde instalaram terminais de pagamento automático nas bombas da gasolina! Então a rede alargou-se significativamente porque se podia pagar 1.000$00, mas metendo apenas 500$00 de gasolina ficava-se com direito receber uma nota 500$00. Era esta a contabilidade de muitos fins-de-semana em 87!

Ficou definitivamente mais simples pagar, não conseguimos conceber a sociedade de consumo sem a magia do verde, código, verde… Podemos viver sem computadores e sem telemóveis, mas é quase impossível viver sem cartão!

Quando os bancos precisaram de nos criar a necessidade do MultiBanco, investiram oferecendo-nos os cartões e dizendo que seriam gratuitos… Já não são, o produto já atingiu a maturidade, e pode ser rentabilizado transferindo os custos operacionais para os comerciantes ou os consumidores, que já pagam as taxas dos cartões de crédito sem reclamar.

Os postos de trabalho que deixaram de ser necessários para tratar resmas de papel são outro custo da modernidade.


Sem comentários:

Retrato com 60+ anos