segunda-feira, 7 de julho de 2008

"É muito natural conduzir sem carta"


"É muito natural conduzir sem carta" - disse tranquilamente para as câmaras da SIC. Com certeza não é caso único. Conheço alguns que conduzem aqui na zona mas que não se aventuram a ir a Lisboa, com receio de alguma operação STOP.

E não tiram a carta de condução porquê? Não é por falta de dinheiro, nem por não saberem conduzir. Têm máquinas muito superiores ao meu carrito, e até fazem demonstrações de perícia dignas de um rally. O problema é outro.

O problema é que não conseguem interpretar as perguntas do exame escrito quando tentam tirar a carta de condução. O 9º ano até conseguiram facilmente com as "Novas Oportunidades", mas estão a precisar que este programa seja alargado às cartas de condução. Provavelmente até seria mesmo naquela área que faria sentido facilitar quem mostrasse ter "mãos".

Se lhes disser que é ilegal conduzir sem carta, já sei qual é a resposta pronta que recebo: há tanta gente a fazer tanta coisa ilegal e não lhes acontece nada!
Infelizmente é esta a mensagem que a televisão lhes leva, e que legitima a sua conduta.

Disse a SIC que "ainda há quem conduza sem carta de condução", sugerindo que esta seria uma situação típica do passado. Para verificar como é uma situação do presente basta pensar na pressão do fluxo migratório sobre as grandes cidades.

Sem comentários:

Retrato com 60+ anos