sábado, 4 de julho de 2009

Segundo o estudo da PJ o número de crianças vítimas de assédio sexual por ano é superior à população do país!


  • Se se falar “apenas” de assédio sexual de menores online – sem abuso físico, mas com referências explícitas a sexo, troca de fotos e vídeos com nudez, simulações de actos sexuais e exibições através de webcam - as cifras nacionais estimadas pela PJ sobem para 30 mil vítimas por dia, entre os 10 e os 15 anos. São 5% das crianças portuguesas nessa faixa etária.
    EXPRESSO


O título alarmista deste post baseia-se na operação de multiplicar:


30.000/dia x 365 = 10.950.000/ano
Maior que a População portuguesa (INE)


Contudo esta operação não é aplicável neste contexto, pois estaríamos a supor 30.000 novas vítimas por dia, o que não é o caso. Nesta área o mais frequente é a repetição dos abusos sobre a mesma vítima.

Independentemente da percentagem estimada, trata-se de um drama quando nos toca.



Acrescente-se que o EXPRESSO também revela dados do Crimes against Children Research Center (CCRC), segundo os quais apenas 1% dos adultos condenados por crimes contra crianças travaram conhecimento com a vítima on-line. Nada de alarmismos com a Internet, porque a maioria dos abusos provém dos familiares, vizinhos e "amigos"/conhecidos.

1 comentário:

Mila disse...

Quando temos conhecimento destas noticias temos de ficar ainda mais atentos ao que os nossos filhos fazem na internet, mas nem sempre é fácil controlar um (a} adolescente, por vezes não é falta de atenção dos pais como se pensa, mas sim porque achamos que os nossos filhos estão bem informados para não ir em conversas de pessoas mal formadas na internet. Penso que devemos tentar perceber quando as coisas não estão a correr bem, mas nem sempre é fácil pois a nossa vida diária deixa-nos pouco espaço para ter atenção, a pormenores essenciais para detectar certos comportamentos. É pena que a internet uma ferramenta tão especial se torne também num meio que nos deixa a todos com vergonha que isso aconteça no nosso país.

Retrato com 60+ anos