quarta-feira, 13 de abril de 2011

Portugal’s Unnecessary Bailout


A UE e o FMI passaram-se com Portugal ou com os políticos portugueses?


  • O fundamento para a ajuda a PORTUGAL por causa das suas dívidas, por parte do Fundo Monetário Internacional e da União Europeia na semana passada deve ser um aviso para as democracias em todo lugar.

    A crise que começou com o socorro da Grécia e da Irlanda no ano passado, tomou um rumo feio. No entanto, este terceiro pedido nacional de resgate não é realmente sobre a dívida. Portugal teve um forte desempenho económico em 1990 e estava a gerir a sua recuperação da recessão global melhor do que vários outros países na Europa, mas tem estado sob pressão injusta e arbitrária por parte dos negociantes de títulos, os especuladores e analistas de notação de crédito que, por miopia ou razões ideológicas, já conseguiram expulsar um governo democraticamente eleito e, potencialmente, amarrar as mãos do próximo.

    Se deixados sem regulamentação, estas forças de mercado ameaça eclipsar a capacidade dos governos democráticos - talvez até mesmo dos Estados Unidos - para fazer suas próprias escolhas sobre os impostos e gastos.

    dificuldades de Portugal certo se assemelham aos da Grécia e da Irlanda para os três países, a adoção do euro, uma década atrás, significava que eles tinham de ceder o controle sobre sua política monetária, e um súbito aumento nos prêmios de risco que os mercados de títulos atribuídos a sua dívida soberana foi o estopim para os pedidos de resgate.

    Mas na Grécia e na Irlanda, o veredicto dos mercados refletiu profunda e facilmente identificáveis ​​os problemas econômicos. crise em Portugal é completamente diferente, não havia uma verdadeira crise subjacente. As instituições econômicas e políticas em Portugal que alguns analistas financeiros vêem como irremediavelmente falhos tinha conseguido êxitos notáveis, antes que esta nação ibérica de 10 milhões foi submetido a sucessivas ondas de ataques de operadores de títulos.

    Mercado de contágio e rebaixamentos de classificação, começando quando a magnitude das dificuldades da Grécia à tona no início de 2010, tornaram-se uma profecia auto-realizável: elevando os custos de Portugal de contracção de empréstimos para níveis insustentáveis, as agências de rating a obrigou a procurar uma ajuda. O resgate tem os poderes de "resgate" para empurrar Portugal para uma política de austeridade impopulares que afectam os beneficiários de empréstimos estudantis, as pensões de reforma, a redução da pobreza e salários dos funcionários públicos de todos os tipos.

    A crise não é de Portugal está fazendo. Sua dívida acumulada está bem abaixo do nível de nações como a Itália que não tenham sido sujeitos a essas avaliações devastador. O seu défice orçamental inferior ao de vários outros países europeus e vem caindo rapidamente, como resultado dos esforços do governo.

    E quais as perspectivas de crescimento do país, que os analistas convencionais assume a ser triste? No primeiro trimestre de 2010, antes que os mercados empurrou as taxas de juros dos títulos Português para cima, o país teve uma das melhores taxas de recuperação económica na União Europeia. Em uma série de medidas - as ordens industriais, inovação empresarial, ensino médio realização e crescimento das exportações - Portugal tem acompanhado ou mesmo ultrapassado os seus vizinhos do sul e até mesmo da Europa Ocidental.

    Por que, então, tem uma dívida de Portugal foi despromovido e sua economia empurradas para a beira? Há duas explicações possíveis. Um é o cepticismo ideológico do modelo de Portugal de economia mista, com os seus empréstimos de apoio público para as pequenas empresas, ao lado de um pequeno número de grandes empresas estatais e um Estado social robusto. Os fundamentalistas do mercado detestam as intervenções keynesianas, nas áreas da política de habitação em Portugal - o que evitou uma bolha e preservou a disponibilidade de baixo custo, locação urbana - a sua assistência de renda para os pobres.

    A falta de perspectiva histórica é outra explicação. padrões de vida Português aumentado consideravelmente nos 25 anos após a revolução democrática de Abril de 1974. Em 1990 a produtividade do trabalho aumentou rapidamente, as empresas privadas aprofundou investimento de capital com a ajuda do governo e dos partidos, tanto do centro-direita e de centro-esquerda apoiada no aumento do gasto social. Ao final do século o país teve uma das menores taxas do desemprego na Europa.

    Com toda a franqueza, o otimismo da década de 1990 deu origem a desequilíbrios económicos e gastos excessivos; céticos do ponto de Portugal a sua saúde econômica relativa estagnação 2000-2006. Mesmo assim, pelo início da crise financeira mundial, em 2007, a economia voltou a crescer eo desemprego estava caindo. A recessão acabou com essa recuperação, o crescimento, mas foi retomado no segundo trimestre de 2009, mais cedo do que em outros países.

    A política interna não são os culpados. O primeiro-ministro José Sócrates e os socialistas que regem mudou-se para reduzir o déficit, promovendo a competitividade e manter gastos sociais, a oposição insistiu que poderia fazer melhor e forçado a sair do Sr. Sócrates este mês, preparando o palco para novas eleições em junho. Este é o material da política normal, não é um sinal de desordem ou incompetência de alguns críticos de Portugal têm retratado lo.

    Europa poderia ter evitado esse resgate? O Banco Central Europeu poderia ter comprado títulos Português agressiva e partiu a última pânico. Regulamento da União Europeia e os Estados Unidos dos processos utilizados pelas agências de notação de avaliar a solvabilidade da dívida de um país é também essencial. Pela percepção que distorcem o mercado de estabilidade de Portugal, as agências de rating - cujo papel no fomento da crise das hipotecas subprime nos Estados Unidos tem sido amplamente documentado - prejudicaram tanto a sua recuperação econômica e sua liberdade política.

    No destino de Portugal encontra-se uma clara advertência para outros países, inclusive os Estados Unidos. revolução de Portugal de 1974, inaugurou uma onda de democratização que varreu o mundo. É bem possível que 2011 marcará o início de uma onda de invasão de democracia, mercados não regulamentados, com a Espanha, Itália ou a Bélgica como as próximas vítimas em potencial.

    Os americanos não teriam muito como ele, se as instituições internacionais procuraram para dizer Nova Iorque, ou de qualquer outro município norte-americano, para abandonar as leis de controle de aluguéis. Mas isso é precisamente o tipo de interferência agora atingem Portugal - tal como o fez a Irlanda ea Grécia, apesar de eles suportaram mais a responsabilidade por seu destino.

    Apenas os governos eleitos e os seus líderes podem garantir que esta crise não acaba por minar os processos democráticos. Até agora, eles parecem ter deixado tudo aos caprichos dos mercados de dívida e agências de rating.



    Robert M. Fishman, professor de sociologia na Universidade de Notre Dame, é co-editor de "O Ano do Euro:. Cultural, Social e Político de importação da moeda comum da Europa"

    Fonte: Portugal’s Unnecessary Bailout + Google Translate

Sem comentários:

Retrato com 60+ anos