domingo, 31 de outubro de 2010

Grécia 2 - Portugal 0, Maior Desenvolvimento Humano e Maior Produto Interno

No segundo Governo de Cavaco Silva, este afirmou que Portugal ultrapassou a Grécia no desenvolvimento económico. Foi uma notícia que encheu o país de esperança num processo de convergência com a União Europeia, mas depressa nos passou o sonho visto que a nossa economia diverge da UE desde 2000.

O gráfico abaixo, de fonte segura, mostra bem que a Grécia ultrapassou Portugal, quer em termos do Índice de Desenvolvimento Humano, quer em termos do Produto Interno Bruto per capita.


Não podia deixar de o publicar, depois da recandidatura de Cavaco Silva ter sido lançada sem nenhuma ideia para o país.

Eu gostaria de não ter perdido a ocasião de ancorar a economia portuguesa à europeia na década em que Cavaco Silva governou (1985-95). Não dá para explicar neste post como transformou em dívida pública os fundos comunitários que jorravam.

Do Cavaco Presidente só me recordo de encenações estúpidas. Fez uma encenação diabólica para o Estatuto dos Açores, mas a montanha pariu um rato porque já não me recordo da "gravidade" da situação. Nas escutas não percebi porque não resolveu o assunto com a polícia. Se acompanhou a situação económica do país não notei nada.

Bye.

Sem comentários:

Retrato com 60+ anos