terça-feira, 10 de novembro de 2009

Estudantes dinamarqueses vão poder consultar a Internet durante os exames


  • Na Dinamarca, os estudantes finalistas do ensino secundário vão poder consultar a Internet durante os seus exames finais. A medida foi autorizada pelo Governo e o sentimento geral é de que os alunos são suficientemente sérios para poderem usufruir desta medida sem copiarem. Os chats e a troca de e-mails durante o exame estão, obviamente, proibidos.

  • PÚBLICO, 10/NOV/2009


Por cá inventam-se prémios para o "melhor professor do ano", oferece-se gorja aos "melhores" alunos das escolas... Mas utilizar os computadores eficientemente, para resolver problemas, é coisa a que não estão habituados, e com a mediania o panorama piora bastante. No quotidiano das escolas, os professores são obrigados a apresentar resultados, e isso consegue-se mais facilmente instruindo os alunos a repetir aquilo que nós dissemos, que a fazê-los reflectir sobre a realidade.

Quando os testes apelam quase exclusivamente à utilização da memória os alunos safam-se. Quando se exige esforço de compreensão, relacionamento, síntese, os alunos afundam-se. Como precisamos de obter resultados... estamos a formar papagaios de sucesso.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...