quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Lembram-se do aumento zero da função pública?


Manuela Ferreira Leite foi Ministra das Finanças de Durão Barroso (2002/2004).
Este post foi escrito para recordar como o reinado de MFL mexeu nos nossos bolsos.

Em 2003 obteve um abrandamento das despesas públicas à custa do famoso aumento zero da função pública. O Relatório do Banco de Portugal (2003) explica que:

MFL continuou a obra iniciada em 2002:
  • As despesas com pessoal cresceram significativamente em 2002 (6.5 por cento), embora revelando uma desaceleração de 1.5 p.p. face ao valor de 2001.Para esta desaceleração contribuíram uma menor actualização da tabela salarial (...) (p. 94)
    http://www.bportugal.pt/publish/relatorio/antigos/rel_02_p.pdf
Em 2004 continuou a sua brilhante política:
Estou farto do trabalho adicional que a Milu nos tem dado, designadamente quando aprovou um ECD que legitimou a obrigatoriedade do trabalho gratuito através de indescritíveis aulas de substituição, da necessidade de repetir os testes quando os alunos faltam ou têm negativa… Ainda estou de férias, e já me imagino a passar-me com a sua insolência por saberem que nunca reprovam. O pior é que a "alternativa" também não me agrada. Terei que emigrar?

Adenda
Variação dos vencimentos médios dos trabalhadores da Administração Pública e dos preços – 2000/2007

Sem comentários:

Retrato com 60+ anos