terça-feira, 11 de agosto de 2009

Direitos de autor

Evidentemente que não faz hoje sentido a protecção da "propriedade intelectual" como se não se tivesse verificado uma revolução na plataforma de comunicação. Este vídeo explica porque é necessário alterar a legislação, permitindo aos consumidores que estes possam copiar os ficheiros em certos contextos, porque faz parte da utilização do bem.



Puxei o tema porque não podia perder esta pérola que me dirigiram ontem num fórum:

  • Ninguém tem o direito, seja em termos estritamente jurídicos ou mesmo moralmente falando, de reproduzir o produto do meu trabalho sem a minha autorização. E a questão de ser mais ou menos fácil fazê-lo é irrelevante: será que o facto de eu não trancar a porta do carro legitima que alguém possa entrar nele e usá-lo sem a minha permissão?!...


Respondi que se deixar o carro aberto e alguém o utilizar, isso é um roubo porque eu fico sem ele! Na área do conhecimento não é assim! O conhecimento não é um bem físico como o automóvel... se utilizarem as minhas dicas (propriedade intelectual) não perderei nada com isso! (INTERATIC)

Sem comentários:

Retrato com 60+ anos