terça-feira, 28 de julho de 2009

BlogConf


O Partido Socialista realizou uma ontem, dia 27, uma actividade propaganda inédita. Juntou José Sócrates com 20 bloggers para transmitir uma conferência em directo pela Internet, mas por alguns motivos técnicos essa parte falhou. Restou aos cibernautas irem acompanhando o que era dito pelo Twitter e irem vendo as fotografias que a Ana Martins ia tirando.

Paulo Querido construiu uma wiki como instrumento de organização do evento, que revela que este foi divulgado de dia 25 para dia 27. Aceitou a inscrição dos blogues por ordem de chegada, mas isso traduziu-se num claro predomínio dos blogues afectos ao PS, e no afastamento dos incómodos, apesar do blogue de campanha do PS destacar a pluralidade dos participantes. Sugiro ao Paulo Querido que numa próxima BlogConf preveja um mecanismo de quotas para abrir espaço à pluralidade de opiniões que temos na web. Com tantos bloggers especializados em desfazer Sócrates, choca que nenhum tivesse aproveitado esta oportunidade. Ou será que a estratégia dos processos já domesticou a blogoesfera? Contudo, a divulgação quase de um dia para o outro também foi curta, criando a ideia de que os 20 lugares terão sido preenchidos nuns mails enviados para os amigos.

O momento mais difícil para Sócrates terá sido a pergunta de Tiago Moreira Ramalho (PSD), em que este refere material recolhido no blogue de Paulo Guinote.



Eis o quadro utilizado pelo Tiago Ramalho:

Compreende-se o nervosismo de Sócrates porque estes números, apesar de serem oficiais, são falsos. Em 2008 só foram avaliados professores contratados, só se generalizando o sistema aos efectivos em 2009, conforme o andar da carruagem ;)


Foi uma BlogConf sem Blogue e sem Conferência, mas inaugurou uma nova modalidade de comunicação que interessa explorar não apenas com políticos, mas também com outras figuras públicas do meio artístico e cultural.

Adenda

Falando posteriormente com Paulo Querido, este esclareceu que divulgou a BlogConf simultaneamente por mail, no FaceBook e no Twitter. Este mecanismo terá conduzido os seus amigos a esgotarem rapidamente as 20 vagas previstas. Do ponto de vista de Paulo Querido a BlogConf "contava com críticos e até venenosos inimigos". Mas se o tema central das questões foi a Educação, como se compreende a ausência de algum professor no activo?


  • (...) a difusão em primeira mão pelos círculos próximos (distribuição viral, portanto) dava alguma garantia de não exclusão de blogs “emblemáticos”, ao mesmo tempo que não favorecia nenhum em particular e permitia aos mais interessados dos “não-emblemáticos” inscreverem-se.
    Blogue de Paulo Querido


Nesta passagem percebe-se que não terá sido simultaneamente por mail, no FaceBook e no Twitter. Na sua lógica justificou-se avisar primeiro por mail os denominados blogues emblemáticos. Não entendo é porque não terá incluído nesse grupo o blogue de Educação que está no Blogómetro ao lado do 31 da Armada, quando o assunto mais discutido na BlogConf, como era previsível, foi a Educação.

1 comentário:

Paulo G disse...

Eu sou demasiado chato para aparecer a inquirir o PM.
O facto de ter um dos raros blogues com GPR 6/10 e estar adiante de quase todos os presentes não é razão para o meu homónimo Querido gostar de mim.
Já trocámos reparos azedos, porque ele se acha o Papa disto tudo e eu não passo de um herético.

Retrato com 60+ anos