sábado, 27 de junho de 2009

Os objectivos das Novas Oportunidades


A imagem evidencia que todos temos temos competências... podem é não estar certificadas ;)



Luís Capucha, presidente da ANQ, foi claro ao explicitar os objectivos das Novas Oportunidades:

  • Certificar um milhão até 2010. (...) Até agora, foram certificados apenas 264.500 ao abrigo do Programa Novas Oportunidades. Ou seja, faltam 735.500. Irrealista? Não, garante o director da Agência Nacional para a Qualificação (ANQ), que acredita que é possível cumprir na íntegra e no prazo previsto uma das principais bandeiras políticas do primeiro-ministro. Mesmo que isso implique ter de certificar em 19 meses (de Junho deste ano a Dezembro do próximo) mais de 1200 pessoas por dia.
  • O objectivo não é ensinar, mas permitir que os adultos possam ver reconhecidos os conhecimentos que foram adquirindo ao longo da sua experiência profissional e de vida, esclarece o presidente da ANQ.
    EXPRESSO, 27/JUNHO/2009


Roberto Carneiro, que dirige a primeira avaliação externa do Programa Novas Oportunidades, já concluiu que o nível de satisfação dos inquiridos é “surpreendentemente alto”. “É como se as pessoas sentissem que estão a reparar um defeito de fabrico”. No caso, a falta de habilitações escolares.

Lamentável, criminoso,... é a extinção de cursos com as disciplinas ferramenta - Português, Matemática, Inglês, Informática, Economia, Biologia,... - afastando os jovens de 20 anos do conhecimento científico. Não levam nenhuma experiência de vida para certificar, e frequentam uma escola que nem lhes permite perceber se teriam alguma dificuldade num currículo "normal". Este será um efeito externo ao Programa que a sua avaliação externa certamente não contemplará.

Sem comentários:

Retrato com 60+ anos