quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Os professores são delicados


01:00 da manhã, Docas de Alcântara. Quando eu procurava estacionar no único lugar vago, deparei com um último obstáculo. No carro do lado, os passageiros tinham deixado aberta a porta do pendura! Conduzia o carro uma jovem que servia de motorista a quatro rapazes já alcoolizados. Então saí do meu carro, pedi licença ao grupo de rapazes para lhes fechar a porta, e finalmente terminei a manobra.

Quando saí, um dos rapazes dirigiu-se para mim, perguntando-me se eu era professor.
- De onde me conheces? – Retorqui eu, tentando identificar algum ex-aluno.
- Não o conheço de lado nenhum. Só quero que me diga se é professor porque fiz uma aposta com eles.
- Sou professor, sim.
- Ganhei a aposta! Num lugar destes, a esta hora, nesta situação, para ter sido tão delicado tinha de ser professor. Qualquer outro nos teria mandado logo para o c*.

Sem comentários:

Retrato com 60+ anos