sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A melhor escola pública decidiu continuar a suspensão da avaliação


  • Numa moção aprovada apenas com um voto contra e quatro abstenções, os professores da melhor escola pública do país declaram que não vão pôr em prática o modelo de avaliação defendido por Milu, por entenderem que este «não tem cariz formativo e não promove a melhoria das práticas, centrado que está na seriação dos professores para efeitos de gestão de carreira».
    07 JAN 09, SOL


A censura está aí! Manuel Alegre teve mais espaço de antena ou papel que a Escola Secundária Infanta Dona Maria. Procurando esta escola no Google.News só encontrei a notícia no Correio da Manhã e no Sol. Procurando a mesma escola no Google os primeiros resultados da pesquisa apresentaram logo a notícia porque o PS não consegue controlar os blogues ;) Que chatice!



Update
MOÇÃO

Os professores da Escola Secundária Infanta D. Maria suspenderam, por
unanimidade, a sua participação em todos os procedimentos relacionados com a
aplicação do Dec. Lei 2/2008, tal como sucedeu em mais de 450 Escolas ou
Agrupamentos de Escolas.

A necessidade sentida pelo Governo, na sequência das enormes manifestações de
descontentamento levadas a cabo pela quase totalidade da classe docente, de
alterações sucessivas do Modelo de Avaliação, mais não é que um reconhecimento
inequívoco da sua inadequação pedagógica e da inaplicabilidade do Modelo.

As alterações pontuais que foram introduzidas não alteraram a filosofia e os
princípios que lhe estão subjacentes. Apesar de designado por Modelo de
Avaliação, não o é efectivamente. Não tem cariz formativo, não promove a
melhoria das práticas, centrado que está na seriação dos professores para
efeitos de gestão de carreira.

As alterações produzidas pelo Governo mantêm o essencial do Modelo,
nomeadamente, alguns dos aspectos mais contestados como a existência de quotas
para Excelente e Muito Bom, desvirtuando assim qualquer perspectiva dos
docentes verem reconhecidos os seus efectivos méritos, conhecimentos,
capacidades e investimento na Carreira.

Outras alterações como as que têm a ver com as classificações dos alunos e
abandono escolar, são meramente conjunturais, tendo sido afirmado que esses
aspectos seriam posteriormente retomados para efeitos de avaliação.

A implementação do Modelo de Avaliação imposto pelo Governo significa a
aceitação tácita do ECD, que promove a divisão artificial da carreira em
categorias e que a esmagadora maioria dos docentes contesta.

Tendo em consideração o que foi referido anteriormente, os professores da
Escola Secundária Infanta D. Maria, coerentes com todas as tomadas de posição
que têm assumido ao longo deste processo, reafirmam a sua vontade em manter a
suspensão do mesmo.

Apelam ainda a que aconteça o mais rapidamente possível um processo sério de
revisão do ECD, eliminando a divisão da carreira em categorias, e que se
substitua o actual Modelo de Avaliação por um Modelo consensual e pacífico,
que se revele exequível, justo e transparente, visando a melhoria do serviço
educativo público, a dignificação do trabalho docente, promovendo assim uma
Escola Pública de qualidade.

Coimbra, 6 de Janeiro de 2009
Escola Secundária Infanta D. Maria

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