quarta-feira, 16 de julho de 2008

A Internet e a redefinição das regras do jogo


A Heinz retirou duma sua campanha publicitária um vídeo, que estava a causar polémica, por ir contra os valores morais da maioria dos seus consumidores. A empresa redigiu um comunicado a pedir desculpa aos seus clientes e retirou o vídeo da campanha.

Fonte: Portal da Heinz

Só que sendo divulgado como "o clip banido", teve exactamente a melhor propaganda que poderia ser feita para divulgar o vídeo na Internet.



  • Nunca tinha acontecido em Portugal: um tribunal mandou fechar um blogue. Em causa estão os posts do Povoa Online, onde eram criticados os autarcas da Póvoa de Varzim.
    "Actualmente (a Póvoa de Varzim) apenas oferece lixo, areia da praia contaminada e um mar poluído, tudo supervisionado por autarcas agarrados ao poder e sustentados por uma teia de corrupção que corrói toda a gestão municipal. Vingou a lei do cimento". São frases como esta que levaram o presidente do município, Macedo Vieira, e o vice-presidente, Aires Pereira, a pedir aos tribunais o encerramento do blogue.

    Fonte: Expresso.

No lugar onde estava o blogue que foi encerrado, o browser indicou-me que o blogue foi removido.

Mas como na Internet é fácil transferir conteúdos, certamente que esta decisão do tribunal fez a melhor publicidade com que um blogue poderia sonhar e não foi difícil encontrá-lo. Recuso-me a deixar o link mas mostro-vos a única imagem decente do blogue.


O resto são anúncios de meninas e links para outros blogues.

Que fazer?
Para abrir um blogue ou copiar um vídeo não é necessária nenhuma formalidade. Basta ter acesso à Internet e saber como se faz. Qualquer miúdo sabe quando o seu nick é banido de um canal de IRC, pode voltar a entrar com outro nickname! A verdade é que para alguém conseguir prestígio junto dos amigos, estes têm de o reconhecer, e portanto não poderá andar a mudar de nome. E para ganharmos prestígio junto dos amigos precisamos de mostrar que temos ideias válidas. Sinceramente, não vejo como uma Câmara Municipal pode sentir-se incomodada com um blogue como este. E os Tribunais não têm mais nada para fazer?

Quando se diz que na Internet não há regulação, isso não é inteiramente verdade. O prestígio encontra-se repartido de forma muito diferente entre a comunidade cibernauta, portanto há pelo menos uma regulação social, além das normas técnicas definidas pela W3C. Cada vez que os Governos têm intervindo nesta matéria, isso só tem servido para limitar as liberdades individuais, sem benefício algum, além do imaginado pelos regimes ditatoriais.

Sem comentários:

Retrato com 60+ anos